A Norma NBR 10004/2004 tem como objetivo caracterizar e classificar os tipos de resíduos a partir da identificação do processo ou atividade que deu origem ao resíduo. Conforme demonstrado no fluxograma, os resíduos são divididos em – Resíduos Classe I e Classe II A e Classe II B:
Resíduos classe I: Perigosos: São os resíduos que apresentam periculosidade ou uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade.
Resíduos classe II: Não perigosos: São os resíduos não perigosos e que não se enquadram na classificação de resíduos classe I. São divididos em: Resíduos classe II A – Não Inertes e classe II B – Inertes.
Resíduos classe II A: Não inertes: São aqueles que podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.
Resíduos classe II B: Inertes: São quaisquer resíduos que em contato com água, não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas, mantendo-se inalterados por um longo período de tempo.
Somente através de análise laboratorial e obtenção de Laudo de classificação, conforme a NBR 10004 é possível precisar a caracterização de um determinado resíduo e avaliar qual tecnologia é a mais adequada para o seu destino final.